quinta-feira, 24 de março de 2011

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO EM MOMENTO DE DECISÃO

Texto:Professor Luciano


Estamos vivendo em um momento fundamental da história do Sindicato dos trabalhadores em Educação do município de Matões e, consequentemente, para a história da educação em Matões. É um momento profícuo para reflexões educacionais.. Não podemos fazer desse momento apenas mais um processo eleitoral, mas sobretudo uma oportunidade para mudanças de atitudes e posturas.Muitos são os professores que estão desencantados pela vida sindical porque não conseguem vê aí uma instituição que verdadeiramente o represente; muitos são os vigias, os serviços gerais, que não tem o sindicato como referência destas categorias. O sindicato não pode ter uma administração centralizadora, onde as decisões partem sempre de meia dúzia de pessoas e não da maioria de seus filiados.É necessário utilizar mais das assembléias gerais, instrumento maior de poder decisório. O Sindicato não pode deixar de preocupar-se com sua estrutura física com sede fixa que sirva de apoio constante aos seus filiados; não pode abrir mão de promover o bem estar de seus filiados, com áreas de lazer e de convivência profissional e familiar; não pode eximir-se de prezar pela saúde de seus pares, talvez até com plano de saúde.
O Sindicato deve ser fonte intelectual de profundas reflexões acerca da educação e seu desenvolvimento,cabe aqui promoção de Seminários, capacitação de seu quadro, Congressos...
Deve preocupar-se com o desempenho profissional de seus filiados, da responsabilidade de todos e de cada um , quanto ao bom andamento das atividades próprias do magistério educacional.
A democracia é um processo contínuo e não podemos deixar de exercê-la e aprofundá-la constantemente. Reflitamos sobre nosso sindicato,sobre nossa vida, sobre nosso futuro.

É HORA DE DECISÃO!



Nenhum comentário: