segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

NATAL DE QUEM?

Por Professor Luciano

Na verdade, Jesus de Nazaré não nasceu no dia 25 de dezembro e em Nazaré. Os evangelistas colocaram o nascimento de Jesus em Belém , para se cumprir a profecia de Isaías, de que o Cristo nasceria em Belém e seria descendente de Davi. Na verdade, o motivo que a família de Jesus  terem ido a Belém , não existiu, ou seja, não há registro histórico de nenhum Censo demográfico no Império Romano no governo de Augusto e, nem que todos tinham que se alistar na cidade natal.

Outro elemento, é que Jesus nasceu "antes de Cristo". A Bíblia diz que Ele veio ao mundo no reinado de Herodes, o Grande e, esse reinado terminou em 4 a. C., portanto ele não pode ter nascido depois disso. Sobre o dia do nascimento,a Bíblia não diz nada. No início, o cristianismo não tinha uma data para celebrar o nascimento de Jesus.Lugares diferentes, celebravam em datas diferentes.Até hoje é assim, os cristãos ortodoxos celebram o nascimento de Jesus em 7 de janeiro.

O dia 25 de dezembro, foi estabelecido no século 4, porque nesta data os romanos celebravam a festa do "Natalis Solis Invicti," ou Nascimento do Sol Invencível. Era a comemoração do solstício de inverno. Era a festa da vida para os romanos; daí veio a semelhança : Sol Invencível, com Jesus, o Rei do Universo.

Poderíamos ainda refletir sobre os reis magos, que não eram reis e muito menos três.Deixemos isso para outra ocasião, ou quem quiser pode conferir na Bíblia.

A questão central é a da fé. O Natal, muito mais que uma data fixa, deve ser o dia de refletir sobre o plano de Salvação que Deus tem para o seu povo, salvação que passa necessariamente pelo nascimento e morte de Jesus. Dia de , muito mais que lembrar de papel Noel ou, de trocar presentes, alimentando cada vez mais um mercado voraz,refletir sobre a vida deste jovem, Verbo de Deus sempre eterno,portanto preexistente à carne. Vida revolucionária, que veio denunciar as injustiças e proclamar o reino de Deus, que é um projeto de justiça, paz e inclusão.

Natal é tempo contínuo de abrir nossos corações para Jesus e seu projeto. Não importa onde este homem-Deus nasceu e nem quando, o que importa é que ele nasça a cada dia em nossas vidas  e, faça brotar ,primeiro em nossos corações, o espírito da dignidade humana.

FELIZ NATAL A TODOS......EM TODOS OS DIAS E EM TODOS OS LUGARES,SEMPRE!

Nenhum comentário: