quinta-feira, 2 de junho de 2011

É PRECISO AMAR A CIDADE

desenho de festa junina

Estamos no mês de Junho.Momento de uma gama de festividades que engrandecem a nossa comunidade. O sentimento de identidade cultural e religioso se exacerba. Celebramos os santos Antonio, João e Pedro;nos alegramos com as festas juninas e/ou joaninas.
Nosso querido município de Matões tem sido destaque nestas festividades. O tradicional festejo de Santo Antonio no início do mês leva centenas de pessoas ao Bairro Mangueira todas as noites, que vão devotamente louvar ao Senhor Deus e lembrar dos feitos humanos e milagrosos deste santo. Não podemos esquecer de saborear os quitutes tradicionais típicos da época:mingau de milho, pipoca, creme de galinha, entre outras maravilhas.


Entre os dias 24 a 30 do mês,comemoramos São Pedro e São João.Os arraiais espalham-se na zona rural e urbana. Temos o "Arraiá Luar do Sertão" com suas quadrilhas magníficas.Ali apresentam-se danças, desfile da garota luar do sertão, baião,entre tantas atrações.Fogos de artifício,crianças soltando bombinhas, o encontro da comunidade, o namoro no escurinho, as madrugadas frias, são marcas essenciais do junho matoense.
Não esqueçamos do dia dos namorados, ocasião em que os amantes trocam carinhos e presentes; momento de pedir aquele casamento que parece não vir mais.
.
Celebremos, festejemos, aproveitemos e reflitamos sobre nossas tradições, procurando sempre preservá-la.
Não deixemos que a nossa cidade perca a sua identidade cultural e religiosa.
É junho. Viva Santo Antonio , São João e São Pedro!
VIVA MATÕES!

Texto: Professor Luciano

Nenhum comentário: