segunda-feira, 1 de agosto de 2011

DEMOCRACIA: A SERVIÇO DE QUEM?



A democracia é uma conquista da humanidade e é consequência direta da necessidade de normatização e por conseguinte da necessidade de tomada de decisões para a organização da vida em comunidade. Nasceu na Grécia onde os homens livres se reuniam nas praças para debater e deliberar. Os escravos e mulheres não participavam dessas discussões (já começa mal a democracia ).

Com a evolução da humanidade,sobretudo quantitativamente,fez-se necessário ajustes (burgueses) na prática democrática;surge daí a democracia indireta,onde cidadãos elegem seus representantes,que falam por eles e, a democracia semi-direta,onde apesar de eleição de representantes, o cidadão através de instituições como o "referendum" tomam parte nas decisões.

Decorre deste conceito de democracia outro elemento fundamental no processo de participação,o conceito de cidadania. Embora não se restrija ao de democracia , está umbilicalmente ligado a ele. A cidadania é o direito pleno de participação do indivíduo nas decisões sociais que devem ser mais democráticos possíveis.
Outro conceito que decorre do princípio democrático é o de liberdade de expressão. Este não tem sido muito bem entendido por muitas pessoas. A liberdade de expressão significa que nós podemos falar, escrever tudo aquilo que pensamos,  porém , é bom não esquecer que isso implica também em termos a hombridade de assumirmos aquilo que dizemos e de responder por suas consequências. 

Reflitamos sobre a democracia procurando melhorá-la,para que ela não se torne apenas mais um instrumento da elite dominante mas, de fato, torne-se a cada dia instrumento de participação e libertação da classe excluída dos bens culturais:materiais,intelectuais,espirituais,sociais,que originalmente eram bens de todos e de cada um.

Texto: Professor Luciano

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Professor Luciano
A Democracia é tudo isso e ainda autoriza de forma desenfreada aos cidadãos travestidos de políticos a praticarem atos deploráveis contra os menos favorecidos que nada podem fazer. Cadê a Educação, a Justiça, a Saúde? Num país aonde poucos tem muito e muitos tem pouco não é Democracia, é Roubocracia; concorda?

Um abraço