
O Tribunal de Contas da União (TCU) faz uma alerta quanto ao custo da Copa do Mundo de 2014,a ser realizada no Brasil.Os custos podem multiplicarem-se por 4 no final das construções previstas.Isso é um absurdo em um país onde, apesar da diminuição da desigualdade social, a concentração de renda é uma das maiores do mundo e a pobreza, a miséria, o trabalho escravo, a fome , ainda imperam.
Além disso, é bom recordar que a crise da Grécia se iniciou a partir dos jogos olímpicos, realizados naquele país.Estes eventos esportivos pode influenciar nos destinos gerenciais de um país.
Ainda há a questão do legado a ser deixado para as atuais e futuras gerações.Entre eles ,estão os legados tangíveis e os não tangíveis, ou seja, os que podem ser mensurados e os que não são mensuráveis,a relação com o exterior por exemplo.
É necessário sempre colocar a vida em primeiro lugar, antes do espetáculo.Em qualquer decisão que o Brasil tomar em relação à Copa 2014, não pode haver concessão às instituições quanto a esse aspecto primordial.
Nesta Copa três poderes estão em conflito:o Governo, as Instituições Internacionais (COI, FIFA...) e a Mídia e Patrocinadores.A FIFA aprendeu a se confrontar com os governos, interferindo , muitas vezes, em sua soberania.Ela não aceita alternativas ao seu projeto esportivo, que na verdade , é um projeto de enriquecimento de alguns poucos.
O que fazer então? Apesar de ser contra a realização de grandes eventos esportivos em nosso país, é fato que eles irão acontecer e ponto.Porém podemos oferecer o legado reverso,como o que está ocorrendo com o Estádio do Engenhão no Rio de Janeiro.Os anéis do estádio irão se transformar em um prédio alternativo de uma Universidade.Portanto um exemplo a ser seguido pelos dirigentes de nosso país.Transformemos em sala de aula os anéis de nossos estádios, assim algo de bom pode acontecer para o nosso país com a realização destes eventos.
Brasil,olhemos para os nossos cidadãos relegados à marginalização, cuidemos de nossas crianças, lutemos pela transparência naquilo que é público. A nossa copa ,deve ser o campeonato contra a exploração humana e a nossa vitória será festejada quando a dignidade de cada brasileiro seja retomada e quando cada irmão nosso tome em suas mãos sua história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário