sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

A MÍDIA NATIVA EMBURRECE?


Texto: Luciano Matias

A sociedade atual é complexa exacerbadamente. Vivemos no mundo da tecnologia,da internet,das redes sociais,etc. Mas o que me chama atenção é que, apesar de todas as conquistas, no que tange ao progresso da informática e , consequentemente da informação,este mesmo mundo exclui a maioria dos seus habitantes destas conquistas e, o que é pior, este mesmo número de excluídos, em pleno século XXI, lutam por elementos que são primários ao ser humano como alimento,moradia, segurança, saúde, educação,enfim dignidade
.
A partir destas premissas, o que me move hoje a estas reflexões, é o grau de "emburrecimento" a que os ditos cidadãos brasileiros estão sendo expostos e,para usar uma palavra da moda, consumindo com passividade absoluta. A mídia nativa, sobretudo, a televisiva esbofeteia a cada cidadão com seus programas deseducativos e alienantes; os jornais impressos e , a maioria das revistas semanais,completam o emburrecimento, com suas notícias (?) manipuladoras e , a serviço da elite econômica, que desde sempre explora o nosso povo.

A  cultura de nossa terra se mercantiliza, a serviço do capital,tornando-se mera superficialidade burguesa e sem raiz profunda que identifique o seu povo.São notícias, filmes,artigos , etc. enlatados e sem nenhuma abertura à crítica e à reflexão mais detalhada e criteriosa.

As novelas apresentam um mundo completamente diferente do real,onde a organização padronizada dos ambientes,a limpeza estonteante, a educação europeia apresentadas ,são fruto da imaginação burguesa de uma elite que não consegue viver e pensar o seu país.As novelas e suas tramas emburrecem. Os programas de auditório são, em sua maioria, tubo de ensaio de topeiras,ali são formados os consumidores da cultura fútil da sociedade neoliberal,ali são expostos, em nome da audiência, , homens e mulheres  que exibem-se, de diversas formas,do ridículo  ao grotesco.

E as nossas músicas, o que dizer delas? na verdade não são músicas, são drogas cantadas. Através delas , as mulheres, principalmente, se esbaldam numa verborreia que as denigrem e,retiram a pouca dignidade que ainda restava  no ser humano.

E o povo brasileiro? estes tem o futebol, os festejos, os carnavais, a copa do mundo e as olimpíadas, afinal o brasil é a terra do samba,de mulher bonita e do futebol.

É mole?

Nenhum comentário: