quinta-feira, 19 de junho de 2014

O PAPA FRANCISCO E FUTEBOL


O "Papa do fim do mundo" não hesita em usar metáforas do mundo do esporte em suas audiências, para tocar o coração das pessoas


© NA / AFP
18.06.2014 // IMPRIMIR
Papa Francisco é apaixonado por futebol e levou seu amor à camisa até o Vaticano.

Desde criança, ele desfrutava das partidas com seus amigos em um terreno situado na igreja Medalha Milagrosa, em seu bairro natal, Flores. E foi seu pai, Mario Bergoglio, quem o iniciou neste caminho e o contagiou com a paixão pelo seu time favorito, San Lorenzo de Almagro, um clube fundado por um padre em 1908 para resgatar meninos de rua.

Por ocasião da Copa do Mundo 2014, o Papa Francisco enviou uma vídeo-mensagem na qual expressou seu desejo para este campeonato: "Esta Copa do Mundo poderia se transformar na festa da solidariedade entre os povos".

Ele também explicou que o futebol, além de ser um jogo, "é ao mesmo tempo uma oportunidade para o diálogo, a compreensão e o enriquecimento humano recíproco". Para assistir ao vídeo completo,clique aqui.

O "Papa do fim do mundo" não hesita em usar metáforas do mundo do esporte em suas audiências, para tocar o coração das pessoas. A seguir, apresentamos 10 frases sobre o futebol, pronunciadas por Francisco:

1. “Se num estádio, pensemos aqui em Roma no Olímpico, ou naquele de São Lourenço em Buenos Aires, numa noite escura, uma pessoa acende uma luz, mal se entrevê; mas se os mais de setenta mil espectadores acendem a própria luz, o estádio ilumina-se. Façamos com que a nossa vida seja uma luz de Cristo.” (Audiência geral na Praça de São Pedro, 12 de junho de 2013).

2.  "O que faz um jogador quando é convocado para jogar em um time? Deve treinar, e muito! Também é assim a nossa vida de discípulos do Senhor.” (Vigília de oração com os jovens no Rio de Janeiro, 27 de julho de 2013).

3. “Quando 'se sua a camisa' procurando viver como cristãos, nós experimentamos algo maravilhoso: nunca estamos sozinhos, fazemos parte de uma família de irmãos que percorrem o mesmo caminho.” (Vigília de oração com os jovens no Rio de Janeiro, 27 de julho de 2013).

4. "Jesus nos pede que o sigamos por toda a vida, pede que sejamos seus discípulos, que 'joguemos no seu time'." (Vigília de oração com os jovens no Rio de Janeiro, 27 de julho de 2013).

5. "Jovens, por favor, não se ponham na «cauda» da história. Sejam protagonistas. Joguem ao ataque! Chutem para diante, construam um mundo melhor, um mundo de irmãos, um mundo de justiça, de amor, de paz, de fraternidade, de solidariedade. Jogai sempre ao ataque!" (Vigília de oração com os jovens no Rio de Janeiro, 27 de julho de 2013)

6. “Queridos amigos, não se esqueçam: Vocês são o Campo da Fé! Vocês são os atletas de Cristo!” (Vigília de oração com os jovens no Rio de Janeiro, 27 de julho de 2013).

7. "Jesus nos oferece algo superior à Copa do Mundo! Algo superior àCopa do Mundo! Jesus oferece-nos a possibilidade de uma vida fecunda, de uma vida feliz e nos oferece também um futuro com Ele que não terá fim, na vida eterna!" (Vigília de oração com os jovens no Rio de Janeiro, 27 de julho de 2013).

8. “Vós sois um ponto de referência para muitos jovens e modelo de valores encarnados na vida. Tenho confiança em todo o bem que vós podereis fazer entre os jovens.” (Discurso do Papa Francisco às seleções de futebol da Itália e da Argentina, 13 de agosto de 2013)

9. “O esporte é importante, mas deve ser esporte autêntico! O futebol, como determinadas disciplinas, tornou-se um grande business! Trabalhai a fim de que não perca a sua índole esportiva. Também vós promoveis esta atitude de 'fãs' que, de resto, elimina definitivamente o perigo da discriminação. Quando as seleções caminham por esta estrada, o estádio enriquece-se humanamente, desaparece a violência voltam-se a ver famílias nas arquibancadas.” (Discurso do PapaFrancisco às seleções defutebol da Itália e da Argentina, 13 de agosto de 2013)

10. “Peço-vos que oreis por mim para que também eu, no «campo» em que Deus me colocou, possa disputar um jogo honesto e corajoso, para o bem de todos nós.” (Discurso do Papa Francisco às seleções de futebol da Itália e da Argentina, 13 de agosto de 2013)

(Artigo publicado originalmente pelo Opus Dei)

Nenhum comentário: