quinta-feira, 13 de novembro de 2014

PROJETO DE ASSISTÊNCIA À GESTANTES É REALIZADO EM MATÕES

Por Professor Luciano/Crônicas de Matões

ESTAGIÁRIOS DE SERVIÇO SOCIAL
Aconteceu nesta quarta-feira(12/11) a culminância do projeto "Um olhar sobre a gestante", no Centro de Convivência Vovó Baía. O projeto foi desenvolvido em virtude do estágio  de Marilda Loureiro, Raildes da Silva e Tomaz Gomes, que são estudantes do curso de Serviço Social.

Foram acompanhadas 10 gestantes dos Bairros Matadouro e Taioba , em Matões. O fato destas gestantes não ter filtro de água em suas residências chamou a atenção das estudantes e, em parceria com o CRAS II, resolveram intervir nessa situação.

Os objetivos foram o de fazer com que as gestantes conheçam a importância do pré-natal;demonstrar práticas de aleitamento materno;informar sobre os direitos das gestantes e orientá-las a adotarem o filtro de água como forma de prevenir certas doenças.

Algumas palestras foram ministradas às gestantes, como por exemplo, "gestação e direito das gestantes", "aleitamento materno com demonstração das técnicas de amamentação" e a "importância da água filtrada para evitar doenças."

Houve ainda oficinas para confecção de enfeites e lembrancinhas para o bebê.
Durante a culminância houve a entrega de kits para as gestantes e de filtros de água.

Esta ação também contempla as metas do Selo Unicef, edição 2013-2016, para o município de Matões. Estava presente o articulador do selo, Luciano Matias, acompanhando de perto esta ação de grande importância para a conscientização das gestantes de nosso município.






Nenhum comentário: