domingo, 11 de janeiro de 2015

É PRECISO AMAR A CIDADE!

Por Professor Luciano Matias/Crônicas de Matões

Quero hoje retomar as reflexões acerca da nossa querida cidade de Matões. Reafirmo o meu amor a esta cidade e, por isso mesmo, gostaria de percebê-la muito mais segura, habitável,saudável e prazerosa.

A reflexão de hoje diz respeito à responsabilidade dos munícipes quanto aos destinos de nosso município. Nós moradores, temos um profundo compromisso com o lugar onde habitamos.

Ontem, ao voltar de Teresina, próximo à subestação, olhei pra nossa querida cidade e quase não a vi; uma nuvem de fumaça cobria nossas residências e delas surgiam.O fumaceiro tinha como fonte os lixos queimados nos quintais,as "caeiras" produzidas em plena zona urbana, as queimadas da flora, em grande partes acidentais. Temos responsabilidade nisso.

As ruas de nossa cidade,embora haja limpeza diária, costumas estar sujas. Isto porque nós, moradores, insistimos em sujá-la, ou com papeis jogados em larga escala no chão, ou garrafas,cigarros,latinhas,etc.

Nossos esgotos são jogados de qualquer forma nas ruas de nossa cidade. Areia,barro,tijolos são colocados de qualquer forma no meio da rua, nos locais onde existem obras sendo construídas. As leis de trânsito são "normalmente" ignoradas,crianças e adolescentes dirigindo automóveis , pessoas sem documentação de seus veículos, não uso do capacete, não uso de cinto de segurança; táxis e mototáxis sem autorização e sem o mínimo de segurança para transitar e levar vidas humanas.

Falta de respeito nas filas dos bancos, bancos aliás, que quase nunca tem dinheiro nos caixas eletrônicos ou , quando tem, o sistema está fora do ar ou o caixa está quebrado.

A lei da acessibilidade não é respeitada nos prédios públicos em geral, geralmente há uma maquiagem de adaptação. 

Muitas atitudes poderiam ser tomadas pela própria população para melhorar nossa querida cidade.

Este ano retomaremos estas reflexões muitas vezes.

É PRECISO AMAR A CIDADE!

Nenhum comentário: