sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Mais uma unidade da Educação Infantil Tipo B da PROINFÂNCIA será implantada em Matões.

Fonte: mairanodecam.com 

Faixada do Projeto: Unidade Tipo B - Programa Proinfância

Matões acaba de ganhar mais uma grande obra, para ajudar na melhoria da educação infantil. Em acertos recentes, a prefeita Suely Pereira acabou de ganhar mais uma unidade Tipo B do Programa Proinfância. Será construído no bairro Matadouro no Conjunto Rubelândia a nova unidade de Matões.

Um projeto similar ao que já existe no bairro Alto da Seriema “A Creche Tia Maria Adriano”, esta unidade terá como um dos diferenciais: aulas no período integral e estrutura adequada ao tipo de ensino que será desenvolvido no mesmo.
Abaixo você poderá conhecer um pouco mais detalhado o que essa nova obra proporcionará à educação de nosso município.

O Projeto Padrão Tipo B desenvolvido para o Programa Proinfância, tem capacidade de atendimento de até 224 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino), e 112 crianças em período integral. As escolas de educação infantil são destinadas a crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses, distribuídos da seguinte forma:
Creche - para crianças de 0 até 4 anos de idade, onde:

Creche I – 0 até 18 meses
Creche II – 18 meses até 3 anos
Creche III – 3 anos até 4 anos
Pré-escola – para crianças de 4 até 5 anos e 11 meses
Com a finalidade de atender ao usuário principal, no caso as crianças na faixa etária definida, o projeto adotou os seguintes critérios:

Facilidade de acesso entre os blocos;
Segurança física que restringem o acesso das crianças desacompanhadas em áreas como cozinha, lavanderia, castelo d’água, central de gás, luz e telefonia;
Circulação entre os blocos com no mínimo de 80cm, com piso contínuo, sem degraus, desníveis ou juntas, com garantia de acessibilidade em consonância com a ABNT NBR 9050;
Setorização por faixa etária para a promoção de atividades especificas de acordo com as necessidades pedagógicas, com a adoção de salas de atividades para cada faixa etária;
Ambientes de integração e convívio entre crianças de diferentes faixas etárias como: pátios, solários e áreas externas;
Interação visual por meio de elementos de transparência como instalação de vidros nas partes inferiores das portas, esquadrias a partir de 50cm do piso e paredes vazadas entre os solários;
Equipamentos destinados ao uso e escala infantil, respeitando as dimensões de instalações adequadas, como vasos sanitários, pias, bancadas e acessórios em geral.
Tais critérios destinam-se a assegurar o conforto, saúde e segurança dos usuários na edificação, e independem das técnicas construtivas e materiais aplicados.

A obra custará R$ 1.622.908,10 e as medidas iniciais já estão sendo tomadas, esta semana, as máquinas da prefeitura encontram-se preparando a área do terreno para o início imediato da construção da unidade.

Na manhã do dia (21) estiveram acompanhando a preparação do terreno: O Engenheiro da Prefeitura Wilson Sebastião Borges Moreira, o Secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano Carlos Tenório, o Secretário de Convênios Hairlan Soares e o SubSecretário Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano de Obras Zé Natan.

A prefeita Suely ressalta que esta é mais uma grande iniciativa do Governo Municipal, em parceria com os Governos Federais e Estaduais, rumo ao desenvolvimento da Educação Básica de nosso município.

E esta é só a primeira com a participação do Governo Flávio Dino, que promete muitos avanços para o município de Matões nos anos que virão.

Nenhum comentário: