terça-feira, 12 de maio de 2015

Escolas do MA que homenageavam ditadores têm nomes substituídos

Escolas do MA que homenageavam ditadores têm nomes substituídos  (Foto: Lauro Vasconcelos)
Escolas do MA que homenageavam ditadores têm nomes substituídos (Foto: Lauro Vasconcelos)
“O governador Flávio Dino explicou que, a partir da identificação de torturadores pelo Relatório da Comissão Nacional da Verdade, não é razoável que prédios públicos continuem a homenageá-los.”
Do G1 MA – 31/03/2015 No dia em que o golpe militar brasileiro completa 51 anos, dez escolas maranhenses que homenageavam personalidades que constam no Relatório Final da Comissão da Verdade como responsáveis por crimes de tortura durante o regime ditatorial terão modificadas suas nomenclaturas. As escolas que tiveram nome modificado passaram por processo democrático de escolha dos novos nomes.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) identificou 10 escolas em nove municípios maranhenses que possuíam nome dos ex-presidentes do Brasil que governaram sob o regime militar. Através de um processo democrático de escolha, a comunidade escolar votou nos nomes que substituiriam as nomenclaturas originais.
A modificação foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (31). Participaram da escolha dos nomes profissionais da educação, estudantes, funcionários das escolas e a comunidade do entorno das unidades escolares.
O governador Flávio Dino explicou que, a partir da identificação de torturadores pelo Relatório da Comissão Nacional da Verdade, não é razoável que prédios públicos continuem a homenageá-los.
Decreto assinado pelo governador Flávio Dino (Foto: Reprodução G1)
Decreto assinado pelo governador Flávio Dino
(Foto: Reprodução G1)
“O relatório aponta graves infrações aos direitos humanos cometidos durante esse período e nomeia os responsáveis por esses crimes. O Estado do Maranhão não mais homenageará os responsáveis por crimes contra a humanidade”, disse o governador, que defendeu os princípios do Estado Democrático de Direito alcançados pelo Brasil após o período ditatorial.
Todo o processo de mudança ocorreu com base no Decreto Nº 30.618 de 02 de janeiro de 2015, que veda a secretários de Estado, a dirigentes de entidades da Administração indireta e a quaisquer agentes que exerçam cargos de direção, chefia, e assessoramento no âmbito do Poder Executivo, atribuir ou propor a atribuição de nome de pessoa viva a bem público, de qualquer natureza, pertencente ou sob gestão do Estado do Maranhão ou das pessoas jurídicas da Administração Estadual indireta.
No decreto, a vedação é estendida também a nomes de pessoas, ainda que falecidas, que tenham constado no Relatório Final da Comissão da Verdade de que trata a Lei Nº 12.528 de 18 de novembro de 2011, como responsáveis por crimes cometidos durante a ditadura militar.
Comunidade participa da escolha de nome de escola (Foto: Lauro Vasconcelos)Comunidade participa da escolha de nome de
escola (Foto: Lauro Vasconcelos)
Escolha
O processo para essa substituição foi conduzido por uma ‘Comissão de Mudança dos Nomes’ composta por representantes do Conselho Estadual de Educação(CEE), da Supervisão de Inspeção Escolar (SIE), da Supervisão de Gestão Escolar (SUAGE), Superintendência de Educação Básica (SUEB) e da Superintendência de Assunto Jurídicos (SUPEJUR).
O decreto dispõe que os nomes substitutivos devem representar personalidades que tenham contribuído com a construção da identidade educacional municipal, estadual ou federal e ter reputação ilibada conforme a Lei da Ficha Limpa. A Comissão de Mudança apresentou, para cada escola, três nomes substitutivos entre os quais a comunidade escolar escolheu aquele publicado no Diário Oficial do Poder Executivo do Maranhão.
Presidentes da ditadura militar 1964-1985: todos responsáveis por torturas
Em Loreto,  estudantes das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio organizaram inclusive um júri simulado para acompanhar a modificação.“Além dos 60 alunos dessas séries e demais estudantes da escola, a comunidade também deu sua contribuição através do júri. Os alunos realizaram com muita empolgação estudos, pesquisas e entrevistas a ex-diretores e pessoas da comunidade para embasar o debate”, explicou Crizálida Coelho Martins.

Veja as escolas que tiveram seus nomes modificados
MunicípioNome antigoNome novo
São LuísU. I. Marechal Castelo BrancoUnidade Integrada Jackson Lago
ImperatrizCentro de Ensino Castelo BrancoC.E. Vinícius de Moraes
CaxiasU. E. Marechal Castelo BrancoU. E. Professora Suely Reis
CaxiasU. I. Presidente Costa e SilvaU. I. Professora Rita de Cássia Azevedo
Governador Newton BelloC. E. Marechal Castelo BrancoC. E. Antônio Macêdo de Almeida
TimbirasC. E. Emílio Garrastazu MédiciC. E. Paulo Freire
LoretoC. E. Presidente MédiceC. E. Paulo Freire
Fortaleza dos NogueirasCentro de Ensino Castelo BrancoC. E. Vera Lúcia dos Santos Carvalho
TimonC. E. Marechal Arthur da Costa e SilvaC. E. Maria da Conceição Teófilo Silva
Gonçalves DiasC. E. Presidente Castelo BrancoC. E. Sulamita Lúcio do Nascimento

Nenhum comentário: