sábado, 23 de maio de 2015

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO MARANHÃO VISITA AS REGIONAIS DE TIMON E CAXIAS

Foto 1 Divulgação - Governo cumpre agenda de diálogos pela educação nas regionais de Timon e Caxias
Dando continuidade à agenda de diálogos com gestores municipais e nas Unidades Regionais de Educação (UREs), pela melhoria da qualidade da Educação no Maranhão, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) esteve, nestas quinta (21) e sexta-feira (22), nas regiões de Timon e Caxias. A ação visa aproximar a Seduc das escolas e reorganizar a rede de ensino.
Em Timon, a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, e equipe técnica reuniram-se com o prefeito Luciano Leitoa. Na ocasião, foram discutidos assuntos relacionados ao processo de municipalização do Ensino Fundamental e à reorganização do transporte escolar por meio do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (Peate) lançado, nesta quinta-feira (21), pelo governador Flávio Dino como parte das ações do Regime de Colaboração entre Estado e municípios, previstas pelo ‘Escola Digna’. Estavam presentes, ainda, o deputado estadual Rafael Leitoa e vereadores do município.
“É determinação do governador Flávio Dino, que o seus secretários estejam presentes nos municípios, ouvindo e dialogando com a população, para que o Maranhão avance. E é assim com a Educação, a Seduc precisa estar perto das escolas, dos estudantes, fortalecendo parcerias com os municípios,” destacou a secretária Áurea Prazeres.
“A vinda da secretária demonstra a preocupação do governador em mudar a situação de abandono em que se encontrava a educação. Para se ter ideia, muitos timonenses saem daqui para cursar o Ensino Médio na rede pública do Piauí, porque não temos um Ensino Médio de qualidade. Tenho certeza que esse empenho do governo e da secretária em reorganizar a educação no estado e com a qualidade dos professores que temos, Timon será referência no Ensino Médio nessa região”, destacou o prefeito Luciano Leitoa.

Infraestrutura
Acompanhada da equipe da prefeitura, a secretária visitou escolas da rede estadual de ensino e vistoriou o CAIC – Centro de Ensino Domingos Rego, totalmente abandonado, destruído e dentro de um matagal. Construído nos anos 90, a escola que chegou a ser referência em educação no município, atendendo a quase 2 mil alunos/ano, fechou as portas em 2010 por falta de condições de funcionamento.


Desde a construção, a escola nunca passou por uma reforma e sem manutenção adequada foi se deteriorando. “É lamentável ver uma escola inspirada no modelo de educação que queremos para nosso estado, que é a escola em tempo integral, ter chegado a este ponto. É uma determinação do governador Flávio Dino, que seja levantada a situação de todos os Caics, com orçamento, planilha de custo, para que possamos promover as reformas necessárias e neste caso uma recuperação de toda a estrutura física. Não podemos deixar esses prédios abandonados,” frisou a secretária.

O Centro de Ensino Jacyra de Oliveira e Silva, uma das escolas mais tradicionais do município de Timon, que apresenta problemas estruturais, principalmente no auditório e na quadra, será colocado no cronograma de reformas e manutenção das escolas da rede estadual. A escola, que atende a mais de 1.400 estudantes, está dentro da proposta do Governo que vai criar Escolas Integradas e em Tempo Integral. Numa primeira etapa, cinco devem entrar em funcionamento em fevereiro de 2016.

A equipe, também, visitou a U.I José Sarney, do ensino fundamental e a U.E. Francisco Vitorino d’Assunção, da Educação Infantil, escolas que eram da rede estadual e foram municipalizadas. “Vamos ajudar os municípios com parcerias e suporte técnico no sentido de melhorar a qualidade do ensino. Mas, com a municipalização, o Estado vai poder focar mais a sua atenção na reorganização e valorização do Ensino Médio, construindo uma escola da qual os nossos estudantes tenham prazer e orgulho em ser parte dela”, enfatizou Áurea Prazeres.

Ainda em Timon foi realizada uma reunião técnica com a equipe da URE, gestores e supervisores de escolas. Na oportunidade, a secretária ressaltou a política de valorização dos professores com qualificação, salários dignos, efetivação do plano de cargos, carreiras e salários, implementada pelo governador Flávio Dino nos primeiros meses de gestão e conclamou os educadores a sentirem-se desafiados a construir uma escola que seja capaz de manter os estudantes no município de Timon, ajudando a evitar a evasão de matrículas para outro estado.


“A mudança, em sua totalidade não acontece de uma hora para outra, mas, grandes passos já foram dados e o principal dele é o do processo de humanização da educação, em nosso estado”, destacou Maria Helena, diretora  de Educação da URE /Timon.
Caxias
A agenda da Seduc começou, na quinta-feira (21), quando técnicos da Seduc estiveram em Caxias. O secretário Adjunto de Gestão das Unidades Regionais de Ensino (UREs), Fábio Rondon, e a coordenadora dos Planos Municipais de Educação Elisabeth Gomes, reuniram-se com a equipe da Unidade Regional de Ensino de Caxias (URE) que abrange os municípios de Aldeias Altas São João do Sóter, Coelho Neto, Duque Barcelar e Afonso Cunha. A equipe se reuniu com gestores de 34 escolas da rede estadual destes municípios. Na reunião os gestores foram tratadas questões como a demanda de professores, falta de climatização em salas de aula e a deficiência na infraestrutura de escolas, algumas delas há anos não passam por reformas.


Fábio Rondon destacou que o objetivo da visita é “ouvir os gestores das escolas para conhecer de perto as necessidades de cada unidade, fazer um mapeamento dos problemas e buscar as soluções. Algumas carências  serão resolvidas de imediato, de forma emergencial. Para outros problemas, é preciso buscarmos recursos e vamos fazer isso, porque é determinação do governador Flávio Dino, é compromisso da secretária Áurea e de toda a equipe que faz a Seduc, da qual os nossos gestores  fazem parte”, enfatizou.

A equipe da Seduc falou das ações que têm sido desenvolvidas para garantir a educação que todos desejam para as crianças, adolescentes, jovens e adultos do Maranhão. “A Seduc está, em caráter emergencial, organizando a estrutura das escolas para que possamos o mais breve possível, chegar ao ideal de funcionamento destas unidades. O atual governo encontrou uma grande demanda por professores, de imediato efetivou a contratação de 1.000 professores. Mas, ainda existem carências que estão sendo sanadas gradativamente,” destacou a professora Elizabeth Gomes.

Durante a conversa, vários gestores expressaram o sentimento de confiança e a importância desse diálogo. “Nós estamos nos sentindo respeitados e valorizados. Mesmo que não atenda à tudo, porque está no início, sabemos que é difícil. Mas, só a iniciativa de nos ouvir e tomar conhecimento da situação das escolas e da comunidade escolar, nos enche de esperança”, destacou Ana Maria Bueno e Silva, gestora geral da escola Inácio Passarinho, em Caxias.

“É importante porque a Seduc está dividindo responsabilidades com a gente. Com a presença da Secretaria os gestores sentem amparados e com certeza, prontos para fazer um trabalho melhor e ajudar a elevar os índices da educação e consequentemente, do nosso IDH, que é o grande compromisso do nosso governador”, disse a professora Lacy de Lurdes Assunção, Gestora da URE/ Caxias

Nenhum comentário: