quinta-feira, 21 de julho de 2011

GLOBALIZAÇÃO E FOME



A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou " Estado de Fome" em duas regiões africanas na Somália.Segundo a ONU 3.700.000 pessoas estão passando fome nestas regiões., principalmente no sul da Somália. São 6 mortos por fome a cada 10 pessoas por dia, sendo 2 adultos e 4 crianças. Ainda segundo a ONU é necessário um investimento de 6,6 bilhões de dólares para amenizar esta situação.


É impressionante que em pleno século XXI, tão propalado como a era da tecnologia, dos avanços científicos, ainda haja tanta gente passando fome.

A modernidade com a globalização neoliberal e a abertura de mercados, onde as potências enfatizam o esplendor da humanidade, deixa à margem da sociedade milhões de pessoas que, por não  estarem na classe mais favorecida, por não terem dinheiro e por conseguinte não serem consumidores, não são considerados como pessoas.Estas são destituídas de sua dignidade.


Infelizmente a fome persiste em nosso mundo.É bem verdade que, no Brasil, com o governo do presidente Lula, houve um esforço enorme para incluir socialmente milhares de indigentes, sobretudo com a melhor distribuição de renda atrvés dos programas sociais.É verdade também, que esperamos mais avanços no governo Dilma, que lançou o programa " Brasil Sem Miséria"

Em nosso municípío precisamos investir em ações emancipatórias do indivíduo.Precisamos incentivar a criação de cooperativas, de associações, enfim, a organização da classe empobrecida. è uma terra rica em caju e sua castanha, buriti, manga, pequi,etc.,porque não beneficiar estas riquezas para gerar renda para muitas famílias,tirando muitos da situação de fome?

Precisamos continuar a luta contra toda forma de injustiça e pela superação da fome.É necessário organizar, mobilizar e agir urgentemente em busca de maior igualdade social.

Texto: Professor Luciano

Nenhum comentário: