sábado, 23 de julho de 2011

PAPO CABEÇA

 A EDUCAÇÃO NA CONCEPÇÃO DE GRAMSCI

Para Gramsci a educação é um processo implicado diretamente à reprodução das relações de produção, possibilitando que estas relações ou reforcem a dominação, ou provoquem a mudança estrutural. A educação forma a consciência que tanto pode aderir à ideologia vigente, como pode superar e desmascarar esta mesma ideologia. A educação é um instrumento necessário à luta entre as classes sociais pelo exercício do poder, ou pela hegemonia.
GRAMSCI

Gramsci propõe a criação de uma anti-hegemonia através da educação, para a substituição da hegemonia dominante. A educação deve formar no indivíduo a consciência de que o conhecimento individual só terá valor em relação com o social, que satisfaz os interesses particulares mas também os coletivos.Uma educação que tenta uma contra-hegemonia se caracteriza pela luta por uma nova concepção do mundo. A educação como responsável por uma nova ordem intelectual e moral é um instrumento da luta contra a filosofia a serviço da dominação.
A educação deve transformar a coerção-necessidade em liberdade-consciência-da-necessidade.
Quanto aos intelectuais, Gramsci analisa este conceito sob os aspectos sociológico e histórico. Pelo aspecto sociológico o intelectual é definido pela função que desempenha na estrutura social, ou pelo modo como sua atuação está relacionada com a classe a que está vinculada. Pelo segundo aspecto, a definição leva em conta a função do intelectual dentro do processo histórico. Gramsci escolhe o caminho histórico.
Para Gramsci todo homem é intelectual porque não pode existir atividade humana que se possa excluir toda intervenção intelectual. Não existem não-intelectuais, mas tipos diversos de intelectuais que podem ser orgânicos ou tradicionais.
Intelectual orgânico é aquele que se imiscui na vida prática, como construtor, organizador, persuasor permanente. É o elemento capaz de articular estrutura e superestrutura em um só bloco. É o agente capaz de amarrar o econômico ao político e ao ideológico,nas diferentes formações sociais.Ele reflete conscientemente os pontos de vista do grupo ao qual está vinculado.
Todos nós somos convidados a agir intelectualmente e organicamente para transformar a realidade excludente em que vivemos.

Texto: Professor Luciano

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