quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

OS DEZ ANOS DE PT NO PODER:QUE LEGADO ?

Por Luciano Matias

O PT- Partido dos Trabalhadores está comemorando 10 anos que administra o nosso país. O que dizer deste momento? primeiro é hora de lembrar do grande líder Luis Inácio Lula da Silva,pois graças a ele o PT surgiu em 1980 com a perspectiva de tornar o Brasil um lugar mais justo e fraterno.

O governo Lula e  agora o de Dilma, empenharam-se e se empenham para que os brasileiros tenham orgulho de viver em um país que luta por igualdade e justiça.

O PT surgiu em um período onde o esquerdismo era fundamental para que as mudanças estruturais que nossa sociedade necessitava se tornassem realidade.

É certo hoje, que o PT não tem sido o partido ideal e, muitas vezes porta-se como os demais.Porém, o PT é um partido que tem programa,ideologia,onde há discussões entre tendências, que é democrático e salutar.Embora saibamos que para chegar ao poder, objetivo de todo partido político das mais diversas nuances,teve que fazer alianças estratégicas com aquilo que há de mais retrógrado em nossa política.Exemplo é o Maranhão,onde houve uma imposição para que o partido apoiasse a sarneizada.

Se olharmos e compararmos o governo do PT com os oito anos do PSDB(outro partido ideológico e que tem programa,embora este voltado aos interesses da elite econômica),veremos que o Brasil, com o PT no poder ficou muito melhor para os pobres.

Vejamos alguns números:

Inflação: com PSDB  a variação média por ano foi de 9,1%, com o PT, 5,8%.

PIB per Capita: PSDB 0,8%, com o PT 2,2%.

Dívida pública : PSDB 143,3%, com o PT 11,7%.

Produtividade: PSDB 0,3%, com o PT 13,2%

Reserva externa: PSDB-2,6% , com o PT -0,3%.

Desigualdade(Gini) PSDB -0,3%, com o PT -1,2%

Salário mínimo real: PSDB 3,3%, com o PT 5,5%

Taxa de desemprego: PSDB 5,2%, com o PT -3,3%.

O decênio do PT é visto como os dez anos que mudaram o Brasil para melhor. Com o PSDB vivemos época de regressão econômica e social, à exceção é o Maranhão,onde  a parte do PT que se vendeu à Roseana Sarney, não mostrou ainda para que veio,pelo contrário está sempre colocada em quarto plano,ou em plano algum, são figurantes da Branca.

Com o PT vivemos época de desenvolvimentismo,crescimento econômico e igualdade social.


Nenhum comentário: