domingo, 19 de maio de 2013

OPINIÃO

Por Luciano Matias


LEGALIZAR AS DROGAS: ALTERNATIVA?

A questão da legalização das drogas é bastante complexa. Particularmente, sou a favor desta medida e tentarei explicar aqui os motivos.

Está claro que a guerra declarada contra as drogas,nos moldes propagados pelos Estados Unidos , não deu certo. A simples repressão não evitou o aumento do consumo e a explosão da violência causada,não pelo consumo em si, mas pelo tráfico ilegal.Segundo um estudo da Transform Drug Policy Foundation de 2012 e divulgado na revista Carta Capital nº 748,só os EUA gastaram mais de 1 trilhão de dólares na guerra às drogas nos últimos 40 anos.O número de presos,entretanto,saltou de  38 mil para 500 mil e o tráfico não diminuiu.

As cadeias estão abarrotadas, a repressão aumenta e , as drogas continuam a assombrar todo o mundo.
A liberação das drogas daria um golpe mortal no narcotráfico e à máquina de corrupção policial e da política,reduzindo a violência associada às drogas e, consequentemente as mortes.
Poderia haver uma liberação do comércio controlada em quantidade,como ocorre em diversos países europeus e/ou até criação de zonas de uso de drogas, estas vendidas legalmente e não mais no mercado ilegal.

Além do mais, este novo comércio,geraria rendas ao governo,por meio dos impostos, que seriam destinadas ao tratamento dos viciados,pois acredito que a questão das drogas  seja uma questão de saúde pública,muito mais do que criminal. Aliás, a automutilação é um crime? Se não está previsto em lei, logo drogar-se é uma questão de saúde e não de polícia.Outra coisa ,claro,é o tráfico, que com a liberalização, certamente teria um fim, como organização.

Nenhum comentário: