terça-feira, 9 de julho de 2013

DIRETO DA CÂMARA...

Na sessão da câmara desta terça-feira (09/07),ausentou-se a vereadora Isamar ( PSDB).
Houve caloroso debate acerca de denúncias trazidas pelo vereador Solimar (PSD). Acompanhemos um resumo da participação de cada vereador:

O Vereador Solimar ( PSD),afirmou que recebeu uma denúncia de superfaturamento nas compras de material para as escolas. Munido de cópias de notas fiscais,que conseguiu das mãos de um funcionário público, afirmou ainda, que estes superfaturamentos são realizados no final da operação,já que os funcionários das escolas, segundo o vereador, assinam cheques em branco  e repassam a terceiros que se responsabilizam pelas compras. O vereador não quis dar nomes a estes terceiros e, pediu  que a prefeita tome providências a respeito. Afirmou ainda que as compras destes materiais  são obrigatoriamente destinados a um comércio, que também não quis identificar.

O vereador Bilú (PSB), líder do governo na Câmara, afirmou que toda denúncia tem que ter prova. Que estas denúncias devem ser apuradas através de um inquérito policial e que o responsável deve ser preso.Pois isso constitui-se ação de quadrilha e de bandido.Exaltado, afirmou ainda que "quem quer roubar dinheiro público não é aliado do governo" e que "quem tiver culpa que pague" pois ele não está ali para passar mão na cabeça de ninguém e " não pode-se absolver ladrão" e, que se for investigado "vai ser encontrado coisa errada sim'. Sugeriu ao vereador Solimar que encaminhe cópias das notas fiscais ao Ministério público e à delegacia.



O vereador Edmundo ( PSDB), disse que a denúncia não é fato provado.Tem que ter muito cuidado. É necessário observar se o documento é verdadeiro. É necessário apurar a responsabilidade de todos. Não podemos perder tempo com denúncias sem fundamento. O julgamento final só pode ser tomado após a tramitação final do processo. Existe risco tanto para quem denuncia ,quanto para quem é denunciado.




A vereadora Jacqueline (PCdoB), afirmou que todo denunciado deve ter oportunidade para a defesa. Afirmou ainda que , o trabalho da secretaria de educação vem produzindo muito resultado positivo para Matões e que não acredita no envolvimento das pessoas que estão sendo denunciadas e ainda, solicita que o vereador Solimar apresente nomes dos envolvidos e provas concretas.



A vereadora Christiane Pinheiro (PCdoB), disse que o funcionário que entregou os documentos para o vereador Solimar,deveria ter levado a denúncia primeiro à Secretaria de educação para que se tomasse as devidas providências, não agindo assim faltou ética a esse funcionário. Questionou ainda se estes documentos são realmente verdadeiros e que é necessário apurar para ninguém sair dizendo inverdades sobre as pessoas.






O vereador Gilmar( PMDB), mudou um pouco o foco da questão, lembrando que existem escolas que a reforma foi feito com material de quinta categoria e, segundo ele, as aulas do programa " Mais Educação" estão sendo feitas em lugares improvisados.




Os outros vereadores não se pronunciaram a respeito das denúncias.

Um comentário:

Anônimo disse...

o que gosto mais de ver em seu blog é esse quadro DIRETO DA CÂMARA, só que ficou faltando a opinião do blogueiro no fim, gosto sempre de ler suas analises, se vc pudesse colocar a sua opinião sobre a sessão de ontem ficaria grata, poderia abraços.....