Fonte:http://jornalpequeno.com.br

Deputados maranhenses de oposição encaminharam, ontem, ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, indicação solicitando o envio de tropas federais para combater a criminalidade no Maranhão. Na próxima semana, segundo adiantaram os deputados Marcelo Tavares e Rubens Júnior, será solicitado ao Superior Tribunal de Justiça pedido de intervenção no Sistema Penitenciário do Maranhão.
oposicao
Parlamentares da oposição vão pedir intervenção federal para conter a criminalidade no estado
A indicação nº 753, assinada pelos deputados Rubens Júnior, Bira do Pindaré, Cleide Coutinho, Eliziane Gama, Othelino Neto e Raimundo Cutrim requer o imediato “envio da Força de Segurança Nacional ao Maranhão, tendo em conta a ascensão do crime organizado e da ampliação da violência na capital e no restante do estado”.
O líder da oposição explicou que está solicitando que venha para o Maranhão reforço federal não em definitivo, mas para ajudar a acabar com o caos instalado na Segurança do Estado. “O outro pedido, de uma intervenção do governo federal no Sistema Penitenciário estadual, solicita a nomeação de um interventor para gerir o Sistema, até que o problema da falta de segurança seja resolvido”.
Os parlamentares da oposição tomaram a iniciativa de pedir reforço federal após a rebelião na Casa de Detenção do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no início da noite de quarta-feira, que resultou em 9 presos mortos (número confirmado ontem), dezenas de feridos, uma onda de violência e atos de vandalismo com incêndios em 9 ônibus e um clima de pânico geral na capital.
Diante do medo da população de sair às ruas, da providência das escolas suspenderem as aulas em decorrência do clima de terror espalhado em toda a cidade, o líder da oposição, após recolher a assinatura dos demais integrantes da bancada, oficializou a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa que seja solicitada a vinda da Força Nacional de Segurança para o Maranhão.
Conforme os sete parlamentares que assinaram o documento a ser encaminhada ao ministro da Justiça, o objetivo da indicação é “evitar que o caos na Segurança permaneça instalado no estado, especialmente, na capital”.
“A cidade está em pânico por falta de segurança e nós pedimos reforço de tropas da Segurança Nacional e devemos, na próxima semana, pedir intervenção do governo federal porque o estado perdeu as condições de funcionar e a população não tem a mínima segurança para sair de casa”, observou Marcelo Tavares.
Marcelo acrescentou que a oposição viu com muita tristeza a instalação do clima de terror, atribuiu a responsabilidade ao governo do estado e observou que é consequência da falta de investimento em Segurança Pública. “A governadora gasta quatro vezes mais com propaganda que com a Polícia, e o resultado não poderia ser outro”.
A questão da falta de segurança também foi tema de uma reunião ontem pela manhã no Tribunal de Justiça, com representantes de todos os poderes. O presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo, após o encontro, externou sua opinião sobre o pedido que está sendo formulado pelos parlamentares da oposição. Para Melo, “toda ajuda é bem vinda”.
Na avaliação do presidente do Poder Legislativo, o momento exige esforço de todos os poderes unidos em busca de soluções urgentes para combater a violência que se acentua em todo o estado. Ele explicou que a reunião não tentou encontrar culpados, mas buscar soluções.
“Pessoalmente acho que essa é uma questão das secretarias de Justiça e Segurança. São elas que devem e sabem as reais necessidades que têm, mas acho que toda ajuda será bem vinda. Se um estado está em dificuldade por questões violência ou outro motivo, não vejo nada de negativo receber apoio do governo federal para resolver este problema”, defendeu Arnaldo Melo.
O líder do bloco governista, deputado Roberto Costa, que também participou da reunião no Tribunal de Justiça, disse que a governadora está investindo em Pedrinhas e atribuiu a carnificina na Casa de Detenção a briga de gang´s. Para ele, todos os estados brasileiro estão enfrentando esta situação de rebelião. “É uma situação grave que está sendo tratada com seriedade”.
Ao contrário do que pensa Costa, Rubens Júnior observa que existem duas crises: uma da segurança e outra do sistema penitenciário, que agora se encontraram causando mortes dentro do presídio e uma onda de pânico fora do complexo de Pedrinhas. Para ele, “é um absurdo o estado contar com apenas um complexo de segurança pública, onde colocam juntos ladrões de cueca e traficantes, assassinos”.
Júnior explicou que o pedido que tem por finalidade trazer tropas federais para cá não vem em definitivo, mas para ajudar a acabar com o caos instalado. “O outro pedido é para que o governo federal intervenha no sistema e indique um interventor para gerir a Segurança do estado até que resolva problema da violência.
Diante das críticas, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado César Pires, conclamou os representantes dos poderes e dos diversos segmentos do estado a unirem forças em busca de uma solução emergencial para os problemas da segurança pública e do sistema prisional do Maranhão. Pires observou, no entanto, que as dificuldades não se esgotam apenas no campo político, mas exigem uma conjunção de forças de toda a sociedade.