Timon 1
Blog John Cutrim com informações e imagens do blog Elias Lacerda
A cidade de Timon realizou, no sábado, um dos maiores eventos da oposição nos últimos anos. Liderado pelo ex-prefeito Chico Leitoa (PDT) e o prefeito Luciano Leitoa (PSB), duas das maiores lideranças políticas oposicionistas do Maranhão, o ato reuniu o maior número de pessoas e lideranças políticas oposicionistas já ocorrido no movimento ‘Diálogos pelo Maranhão’.
Chico e Luciano Leitoa não só mostraram que tem uma enorme militância e um grupo fiel de seguidores, mas deram uma aula de política. A articulação dos dois em torno da unidade foi um grande passo dado para a vitória da oposição.
Eventos irretocáveis e discursos afinados com a mudança foram os pontos que marcaram a visita a Timon, que passa a ser um dos principais redutos da oposição, dos pré-candidatos a governador Flávio Dino e ao senado, Roberto Rocha, na realização de mais um projeto “Diálogos pelo Maranhão”.
Tendo chegado mais cedo à cidade, Flávio Dino ao lado do prefeito Luciano Leitoa, do vice-prefeito Danísio Marabuco e do empresário João da Gráfica, começou sua agenda visitando a Câmara Municipal onde foi recebido pelo presidente da Casa, Chagas Cigarreiro e outros vereadores. Durante sua estada, o pré-candidato ouviu sugestões dos vereadores para sua pré-campanha.
timon 2O compromisso seguinte aconteceu no Núcleo de Estudos e Projetos (NEP) onde Flávio se encontrou com os presidentes de partidos que apoiam o prefeito Luciano Leitoa em Timon. Na reunião, o pré-candidato falou de seus propósitos e projetos.
Somente após esses dois compromissos, Flávio Dino, Luciano Leitoa e comitiva se dirigiram ao Centro da Juventude, local onde aconteceu o “Diálogos pelo Maranhão”. Na quadra do prédio estavam no seu aguardo centenas de lideranças políticas.
Marcado por discursos de unidade em torno dos nomes Flávio Dino e Roberto Rocha, o evento teve fatos que merecem destaque. Um deles foi a troca de afagos entre o prefeito Luciano Leitoa e seu vice, Danísio Marabuco, sentados lado a lado. Ambos foram elogiosos um com o outro, relembraram bons momentos da campanha para prefeito em 2012 e deram um “chega prá lá” naqueles que instigam divergências entre os dois. Teve até conversa ’ao pé do ouvido’ com direito a risadas. No seu pronunciamento, Marabuco reforçou seu apoio a Flávio Dino e à gestão de Luciano Leitoa, desfazendo as intrigas lançadas por gente que atende aos interesses do grupo Sarney na cidade.
União (2)“Vocês todos acompanharam nos últimos dias onde diziam que o companheiro Flávio Dino tinha me fritado. Isso não existe, é uma inverdade. Nós estamos aqui para unir todas as oposições do estado do Maranhão. Pra mostrar o meu gesto de que não existe nada que se propaga por aí eu gostaria de convidar o meu amigo, o meu companheiro e meu prefeito de Timon, Luciano Leitoa para vir aqui a frente para que juntos possamos mostrar a toda população de Timon que nós estamos imbuídos do mesmo propósito que é lutar pelo povo maranhense. Companheiro Flávio Dino aqui esta selada a união do nosso município pelo futuro do Maranhão”, afirmou o vice-prefeito Danísio Marabuco tratando de acabar de uma vez por toda com os boatos.
Com um discurso contundente e afinado com o projeto de Flávio Dino governador e Roberto Rocha senador, Luciano Leitoa, por sua vez, contou que administrar Timon é um desafio dos mais difíceis. Ele as reconheceu em sua fala as dificuldades, mas mandou um aviso aos que torcem pelo fracasso de sua gestão. Disse que estes vão se decepcionar, pois tem a convicção que ainda fará uma das melhores administrações que cidade já viu.
O candidato a senador Roberto Rocha lembrou do ex-governador Jackson Lago e da sua luta junto com as oposições do Maranhão. Para o atual vice-prefeito de São Luís, um dos fatores que pesou na cassação do ex-governador foi o fato dele não ter naquela época uma voz na sua defesa no Senado da República e classificou a cassação de Jackson como o maior golpe político judicial da história recente do país, patrocinado pelo Senado Federal quando eram senadores pai e filha.
Timon 4
“Todos nós que somos filhos da esperança, estamos aqui juntos para poder dizer que nós estamos nos organizando politicamente, estamos nos somando nessa luta pelo Maranhão, fazer com que nosso estado efetivamente reconquiste a sua auto estima, o nosso povo está cansado, fadigado, não suporta mais, não tolera mais esse modelo político”, disparou. Roberto Rocha mostrou que está afinado com Zé Reinaldo, que é pré-candidato a deputado federal e no seu discurso disse que Rocha era seu pré-candidato a senador.
Roberto retribuiu logo depois.
“Em Balsas o meu irmão, que é prefeito, abraça o Zé Reinaldo. Vem apoio também aqui de Timon, de Balsas, de São Luís, de Tuntum, de Matões e de todos os cantos do Maranhão”, declarou Roberto Rocha.
Ele finalizou pregando a unidade dos partidos de oposição na busca de um único propósito como forma ganhar as eleições.
Apoio popular
Último a discursar, Flávio Dino foi objetivo. Agradeceu a presença de todos e lembrou que sozinho não alcançará a vitória. “Chega do Maranhão nas páginas policiais. O Maranhão é belo, bonito e forte e nós não merecemos o que está aí, onde nós somos retratados como terra de problemas. Esse não é um desafio de uma pessoa só. Preciso de todos vocês na torcida, apoiando e que rezem por nós, pois esta é uma luta que se dará também no campo espiritual”, conclamou o pré-candidato do Partido do Maranhão.
Alvo preferencial dos discursos da maioria no evento, o senador José Sarney também não escapou das críticas de Flávio. Ao final de sua fala, o comunista lembrou Dom Pedro II governou o Brasil por 49 anos e que neste ano, coincidentemente, o senador Sarney completará 49 anos que foi eleito governador do Maranhão. Disse que são 49 anos que o grupo Sarney está no poder e é chegada a hora do maranhense respirar novos ares, novas perspectivas de esperança e mudanças que favoreçam a população.