quarta-feira, 9 de abril de 2014

VOLTANDO AO TABULEIRO POLÍTICO.

Por Luciano Matias


A política maranhense está tomando seu rumo definitivo para o embate de 2014. Embora  peças ainda serão mexidas, poucas mas serão.

O governo tratou de descartar Luis Fernando, que não decolava nas pesquisas. Em um jogo teatral fantástico, tudo pareceu muito tranquilo na decisão,coisa que duvido muito. Entra no palco Lobão Filho, que o grupo Sarney vê com mais simpatia e confiança. Percebo que  a candidatura do governo pode realmente ganhar um fôlego novo,embora com velhas raposas envolvidas, quer dizer, velhos Lobos.

A oposição está com o discurso afinado, porém o ego inflado de muitos ,não consegue dar margem para uma prática pacífica dentro do grupo. Eliziane não conseguiu emplacar sua candidatura nem dentro do próprio partido, mas está confiante em uma colocação privilegiada dentro das definições da futura coligação. Roberto Rocha impôs seu nome para o senado, porém não consegue empolgar os líderes da oposição e nem muitos eleitores.

Quanto ao vice de Flávio Dino, só sairá mesmo, creio eu, na prorrogação do jogo,segundos antes do apito final do árbitro (Justiça eleitoral). Muita água vai correr debaixo da ponte da situação e da oposição moderada.

Não esqueçamos do PSOL, PSTU e PCB, que trazem um discurso de mudança radical de mentalidade política e administrativa. Sabemos que, ainda, estes partidos não conseguem atrair muitos adeptos, porém não esqueçamos do PT de outrora, que chegou ao poder. Espera-se que chegando ao poder, estes partidos não reproduzam a prática deste, ao menos no que concerne à sua política de alianças com setores conservadores e oligarcas de nosso país.

Para deputado creio que esta é , no Maranhão, uma seara  movediça, pois nossos egrégios deputados, salvos raríssimas exceções, navegam ao sabor da maré. Se a situação vai bem, são situacionistas, se a oposição vai bem, são oposicionistas. 

Verdade seja dita, muitos administradores eleitos pela oposição ao governo do Estado, estão realizando uma administração pífia, decepcionando aqueles que acreditaram neles. Algo precisa ser feito para alavancar essas administrações.Parnarama e Timon são exemplos de municípios onde os prefeitos eleitos , ainda não mostraram  novidades benéficas à população.

A exceção fica por conta de Suely Pereira que continua a buscar recursos para o nosso município e prioriza a educação, leia-se aqui, construção de escolas. Aliás é com base em seu sucesso nessa área, que alavancará a campanha de Rúbens Júnior para deputado federal. Claro que ainda existem alguns entraves, como alguns secretários que se sentem vizinhos de Deus e com sua prepotência e arrogância, conseguem unicamente afastar alguns companheiros da militância política...mas isso é uma outra história.

Certo está, que precisamos libertar o Maranhão da oligarquia Sarney e que isso passará necessariamente por Matões.

Este blog, segue afinado com as mudanças que o Maranhão precisa e, com Randolfe Rodrigues( PSOL) presidente e Flávio Dino ( PC do B) governador, acredita estar no rumo destas mudanças estruturais.

Voltaremos com novas análises e posições.

Nenhum comentário: