quarta-feira, 9 de abril de 2014

Ditadura Nunca Mais

A educação nunca foi o investimento forte na historia dos governos brasileiros e muito menos na época da ditadura. O regime chegou a proibir vários livros e a colocar a imprensa sob rígida censura. O objetivo era impedir a expansão de conhecimento e a  capacidade de raciocínio as pessoas.
Essa pratica criou um enorme exército de pessoas que se dedica ao trabalho e contribui enormemente para o crescimento do país, mas não participa dos louros advindos dessa dedicação constante. Com isso, criou-se uma casta que usufrui da geração da riqueza do país que são alguns empresários e a maioria dos políticos que por sua vez são os que defendem esses empresários com suas leis contra a classe trabalhadora.

No comando da ditadura estavam figuras que seguem em atividade até hoje. Tais políticos, com honrosas exceções, agem sempre da mesma forma, seja naquela época ou nos dias atuais. Senão vejamos, as famílias Sarney, Collor, Jáder, Magalhães, Calheiros entre outros. Diante dessa constatação e com a possibilidade de investigação existente atualmente, podemos esclarecer a população de maneira geral os defensores da ideia de que na época não existiriam bandalheiras, roubos, desvio de verba pública e corrupção. Estão equivocados.

Acontece que na época da ditadura a bandalheira era a mesma e alguns personagens são os mesmos! Porém, os políticos tinham a ajuda militar, que comandava a política via fuzil e utilizavam a bala para calar os que denunciavam a corrupção. Os jornalistas sérios eram presos e mortos e a população ficava a mercê dessa realidade e sendo roubada do mesmo jeito. 

Hoje podemos lutar e denunciar. Aqueles que não se curvam à corrupção podem utilizar a lei para tentar inibir esses criminosos, mesmo sabendo que a corrupção é uma teia grande que envolve políticos, empresários, policiais, funcionários públicos e particulares. Não podemos nos esquecer das exceções, pois no meio destas há uma parte séria que não sucumbe aos desmandos do dinheiro. A democracia por mais viciada e ás vezes angustiante que possa parecer é bem melhor do que o enfrentamento de balas de fuzis, choques elétricos, pauladas nas costas, o peso das botinas e abusos de forma geral. Eram os métodos que a elite fardada utilizava, impondo o medo como forma de respeito e não o convencimento consciente.

Devemos lembrar e relembrar dos desmandos e atrocidades cometidos durante período ditatorial. É necessário registrar cada abuso, cada episódio, cada circunstância e cada cúmplice que se omitiu diante de desmandos militares ou que se beneficiou deles. Todos devem saber que na política aquele que não está ao lado dos lutadores, está ao lado ou é conivente com os opressores.

Nenhum comentário: