terça-feira, 23 de dezembro de 2014

SER CHEFE OU SER LÍDER...EIS A QUESTÃO!

As características abaixo servem para algumas criaturas que estão em algum tipo de poder temporário e, que pensam ser o "dono do mundo". Não são líderes pois não sabem nem o que isto significa e, são chefes por algum tempo. Exercem por algum tempo ou secretarias, ou são vereadores, ou qualquer outro tipo de função, que na verdade nem são deles, porque só estão ali porque  foram escolhidos por aqueles que o povo escolheu. São como muitos outros, funcionários públicos,com a diferença que os muitos outros são efetivos e estes...


Para estes fica a dica abaixo:

Um chefe

Tem tendência a comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário. Também é conhecido por centralizar o poder e pensar apenas nos resultados e lucros. Os chefes são temidos e não respeitados, seus funcionários geralmente são pessoas que não se sentem abertos a relatar problemas e muito menos pedir conselhos quando têm dúvidas. O chefe vê seus funcionários como subordinados que devem seguir suas ordens da maneira que ele acha mais eficaz, sem pensar no bem-estar coletivo. Ele nunca incentiva ou motiva, já que acha que realizar um trabalho excelente é dever do funcionário e, quando isso não é visto, ele faz questão de apontar os erros. O chefe joga a responsabilidade em cima de sua equipe quando algo não dá certo e se vangloria quando um objetivo é alcançado.
Chefe coaching
Um chefe tem tendência a comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário.

Um líder

Conduz as pessoas e as inspira. É conhecido por ser um motivador de sua equipe, mostrando a direção que devem seguir e, mais importante, ir junto. Os líderes têm tendência a serem muito respeitados por seus funcionários, e o respeito têm muito mais eficiência do que o temor. O líder busca não só resultados, mas a melhor maneira para ele e para a equipe conseguir alcançá-los, já que ele não pensa no poder como algo centralizado e sim uma responsabilidade que deve ser dividida. O líder não costuma dizer que tem subordinados, e sim uma equipe, ou um time. Ele ouve as pessoas ao seu redor e está sempre disposto a tirar dúvidas.  Ele procura trazer o melhor de cada um à tona e valoriza as habilidades dos indivíduos, respeitando suas dificuldades e trabalhando junto com a pessoa para ajudá-la a superá-las. O líder se responsabiliza junto com sua equipe quando algo não dá certo e divide a glória quando o objetivo é alcançado.
Algumas pessoas já são líderes natos, outras precisam se aperfeiçoar. Uma boa liderança pode trazer benefícios para a empresa, pois uma equipe bem conduzida e mais motivada se torna mais eficiente. Nos cursos de coaching, as pessoas aprendem a liderar e serem aptos a conduzir as pessoas de uma maneira positiva e com resultados satisfatórios.
Conheça os cursos da SBCoaching e veja qual se encaixa melhor para você se tornar um líder de sucesso.

Nenhum comentário: