sábado, 28 de março de 2015

RAIZ MOVIMENTO CIDADANISTA É LANÇADO NO BRASIL

Foi lançado no Brasil o RAIZ Movimento Cidadanista, um movimento ecossocialista que pretende mudar a cara da política brasileira.

É um movimento fruto das manifestações de junho de 2013 e de dissidentes da REDE e do PSB, que não concordaram com a adesão de Marina Silva à Aécio Neves na eleição presidencial próxima passada.

Cidadanismo

Historicamente o conceito de cidadão, desde a Roma Antiga, passando pela Revolução Francesa, representava na prática a concentração de poder nas mãos de poucos. As mulheres, os escravos e, em sua versão moderna, os trabalhadores precarizados, estiveram, na maior parte do tempo, alijados da participação política. Somente por intermédio das lutas pela ampliação do direito de votar e ser votado é que, muito recentemente, o conceito de cidadão e cidadã se universalizou em nosso país (até a Constituição de 1988 analfabetos não votavam). E ainda assim em uma cidadania mutilada, em que os direitos não são universalmente garantidos. O CIDADANISMO surge então como a busca da efetividade plena da cidadania. Também o processo de acumulação capitalista impôs uma concentração de riqueza nunca vista, onde cerca de 1% de todos os habitantes do planeta detém mais da metade de tudo o que é produzido. Com isto, a grande massa de explorados e oprimidos pelo sistema é constituída por pessoas com direitos formais, mas sem direitos de fato. A universalização da cidadania é a condição histórica necessária do CIDADANISMO contemporâneo, que, por sua vez, emerge em meio a uma grande contradição. Tal conceito está intimamente ligado à noção de soberania popular, estampada no parágrafo do primeiro artigo da Constituição Federal brasileira: “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente”. Mas este poder é sequestrado por CASTAS que se apoderam do Estado para “se servir” e não “servir”.

Nenhum comentário: