terça-feira, 12 de maio de 2015

Governo realiza encontros regionais para conclusão dos planos municipais de educação

O Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), iniciou, nesta segunda-feira (11), no município de Balsas, o ciclo de encontros regionais com a finalidade de prestar assistência técnica aos municípios para a conclusão dos planos municipais de educação. Os municípios têm até 24 de junho para concluir seus planos, aprovar e sancionar, conforme determinação do Ministério da Educação (MEC).

Em Balsas, o encontro foi coordenado pela secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres, e contou com presença do secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, Márcio Honaiser; do deputado federal, Weverton Rocha; gestores de educação de 10 municípios jurisdicionados à Unidade Regional, entre eles Feira Nova do Maranhão, Fortaleza dos Nogueiras, Sambaíba, São Félix de Balsas, São Raimundo das Mangabeiras e Tasso Fragoso.

O Governo do Estado está prestando assistência técnica aos municípios para a conclusão do diagnóstico e das metas e estratégias dos Planos Municipais de Educação. Ação é parte do Regime de Colaboração entre Estado e municípios, um dos eixos estruturantes do programa ‘Escola Digna’, definido pelo governador Flávio Dino, como macropolítica educacional para o Maranhão, no s
entido de garantir o desenvolvimento da educação dos municípios e, consequentemente, do estado.

A secretária Áurea Prazeres enfatizou a importância de todos os municípios maranhenses, de forma efetiva, se empenharem para efetivar suas metas e estratégias para a educação de qualidade. “Nós temos uma meta, um compromisso do governo Flávio Dino de ser o estado com o maior número de municípios, no Brasil, com seus planos aprovados dentro do prazo. Vamos avançar com municípios, que contam com o apoio técnico da Seduc”, ressaltou.

A secretária salientou, ainda, que é possível fazer uma educação compartilhada e estabelecer no Maranhão um Sistema de Educação, e que o professor será o grande responsável pela efetivação dos planos de educação em sala de aula, com o foco na aprendizagem dos estudantes.

“A ação nos municípios é fundamental para o desenvolvimento da URE. Reforça o compromisso do governador Flávio Dino para a melhoria dos índices educacionais e desenvolvimento do Maranhão”, afirmou o gestor regional, Flávio Damasceno Santos Nogueira. Os encontros regionais serão realizados até o dia 30 deste mês em 18 Unidades Regionais de Educação do Maranhão.

Vistoria

Além do encontro com secretários municipais de educação, a secretária Áurea Prazeres e equipe vistoriam os centros de ensino Socorro Cabral, UI Luís Rego, Fábio Bertonoli, além da escola José Pereira (desativada por gestões anteriores), todos localizados em Balsas.

Nesta terça-feira (12) a equipe da Seduc reunirá com gestores escolares e técnicos da Unidade Regional de Educação de Açailândia e fará vistoria em escolas no município de João Lisboa.

“Por determinação do governador Flávio Dino, estamos percorrendo todas as Unidades Regionais de Educação, dialogando com gestores escolares e levantando as necessidades das comunidades escolares”, ressaltou Áurea Prazeres.



Nenhum comentário: