domingo, 3 de março de 2013

BRASIL: DEMOCRACIA OU ENGODO?

Por professor Luciano

É incrível como existem pessoas que vivem falando bobagens acerca da política, sobretudo do governo de Cuba, Venezuela  Bolívia e outras nações que se assemelham, no que diz respeito à administração de seus países. Alguns indivíduos proclamam, aos quatro cantos, que a democracia nestes países não existe. O que é democracia? eis a grande questão.

Faz-se necessário compreendermos que a democracia origina-se na Grécia, não porque este país é lindo, mas porque ali se praticava a democracia antes mesmo que ela existisse como símbolo linguístico,embora com ressalvas,o que parece próprio da natureza humana. Os cidadãos gregos, enfaticamente os atenienses, estes mais voltados à retórica, construíram  em plena praça pública, debates calorosos acerca dos rumos de sua existência como seres capazes de se relacionar-se e decidir sobre este relacionamento social, de forma clara,objetiva e participativa.

O que nós entendemos hoje,em nosso país, como democracia, é engodo, pois não há participação direta dos cidadãos nas decisões que nos afetam. Em outros países, o povo é chamado a dar sua opinião através de referendos e plebiscitos. Ali existem resquícios concretos de democracia. Trocando em miúdos  as dita "duras" da Venezuela,Cuba e etc., na verdade, são democráticas, pois plebiscitos e referendos nestes países, são abundantes. No Brasil, ao contrário, há pseudorrepresentantes do povo e, nada de referendos e plebiscitos constantes. Quem é democrático, então?

Alguns afirmam que nas dita "duras", a violência militar impera. E a repressão das manifestações "democráticas", onde os militares usam bombas de gás, balas de borracha, cacetetes? Quem é democrático?

A verdade é que em cuba, o índice de mortalidade infantil é pífio, a educação é de excelência, a saúde é modelo, a igualdade social é hábito. e no Brasil? Quem é democrático?

Àqueles que não desejam um Brasil mais igual e mais fraterno e continuam fazendo apologia à democracia burguesa, onde a elite econômica tem todos os privilégios, criando uma massa de excluídos e miseráveis, atentem para o exemplo das dita "duras" de esquerda, pois lá, na verdade a ditadura tem coração mole.

Um comentário:

Manoel disse...

Professor Luciano, Nenhum regime que impõe sua vontade pela força, que cala os dissidentes, que priva o livre transito, pode se chamar democrático, Os plebiscitos existem mais todos vigiam todos e ai daquele que ousar se manifestar contra. No Brasil pode ser um engodo a democracia, mas a culpa está em nós que alimentamos a política da subserviência apoiando as políticas sociais de um governo, fomentando a a preguiça que leva a miséria; Em nós que votamos em representantes não pelas suas qualidades de servir a uma comunidade mas muitas vezes em troca de benefícios pessoais. Creio em um povo livre que vota livre. Nosso problema talvez seja de ordem sociológica, somos uma miscigenação de raças que nunca se olha como irmãos, Cuba tem uma raça predominante e poucas etnias, Venezuela, Bolívia, USA, Japão. Taxa de criminalidade baixa. No brasil, Deus nos acuda! somos um Arco-Iris, Não temos cultura associativista, cooperativista, não pensamos coletivamente, é salve-se quem puder. Nós que somos cabeças pensantes devemos dá o exemplo. Não concordo com a política praticada no Brasil, mas defendo a liberdade e a livre iniciativa. Vamos lutar por Voto distrital, pelo voto não obrigatório, financiamento público de campanha, pela corrupção zero, e, principalmente pela obrigatoriedade de se aplicar na prática o que preceitua a nossa constituição no que diz respeito a saúde, e a LDB no que diz respeito a educação, Isso começando no nosso município. Teremos então uma educação de qualidade e uma saúde excelente. O que nos falta são pessoas dispostas a cobrar de nossos representantes o cumprimento das leis.